Place des Vosges

Place des Vosges

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Rumo à Índia!

Enquanto descanso da incrível batalha Carolina vs Mala Para Índia, resolvi dar um tempinho e deixar uma mensagem antes de sair para o aeroporto. Aliás, a mala merece um texto a parte, incluindo a saga de compras de remédio para o Piriri que em breve me aguarda.
Como texto pré-embarque acredito que seria legal compartilhar uma situação que aconteceu comigo essa semana.
Na quarta-feira fui tomar a segunda dose da vacina contra Cólera. Enquanto o médico atualizava minha carteirinha de vacina eis que ele me pergunta: "Mas que raios você vai fazer na Índia????". (Não exatamente com essas palavras, ok, mas com essa intenção). O que responder? Aliás, qual o problema com a Índia? Porque as pessoas têm tanto preconceito?
Enfim, meu cérebro foi bombardeado de opções de respostas de todos os níveis, mas eu simplesmente sorri! É... ainda acho essa a melhor resposta para perguntas que não merecem explicação.
Essa situação ficou na minha cabeça, acho que é porque tenho ouvido o mesmo tipo de pergunta desde que revelei o destino das minhas férias. Aproveitei o meu lado Bacharel em Letras (outra coisa que não tem explicação) e finalmente encontrei entre os textos clássicos um argumento de defesa.
Querido Dr. da vacina, aqui vai a minha resposta:

Mark Twain e a Índia

“Índia, a terra de sonhos e romance, de fabulosa
riqueza e fabulosa pobreza, de esplendor e andrajos,
de palácios e cabanas, de fome e pestilência, de gênios
gigantes e lâmpadas de Aladim, de tigres e elefantes,
de serpentes e floresta, o país de cem
nações e cem idiomas, de mil
religiões e dois milhões de deuses, berço da raça
humana, lugar onde nasceu a fala humana, mãe da história,
avó da lenda, bisavó da tradição,
cujos dias de ontem são contemporâneos
da antiguidade que moldou os demais países [...]
único país do planeta dotado de
imperecível interesse para príncipes e camponeses estrangeiros,
para letrados e ignorantes, sábios e tolos, ricos e pobres,
servos e homens livres, a única terra que todos os homens desejam conhecer
e, uma vez a tendo conhecido, ainda que num relance, não trocariam
esse relance pelos espetáculos de todo o resto do mundo reunidos.”

Beijos a todos, nos vemos em Nova Délhi!

Um comentário:

  1. K, o texto é muito legal!
    Aproveita tuuudo.
    E eu vou passar td dia aqui: pra matar a saudade e acompanhar suas aventuras.

    Beijão

    ResponderExcluir