Place des Vosges

Place des Vosges

domingo, 29 de janeiro de 2012

Estupa de Kathmandu

Por falar em Estupa, em Kathmandu, no Nepal, logo nos meus primeiros minutos ja fui visitar mais uma. Boudhanath e a segunda maior do mundo e tem o plus: os olhos de Buda! Nao, nao era Festa Junina, as bandeirinhas tratam-se de rezas do Budismo e, diz a tradicao que, conforme o vento bate nelas as rezas sao espalhadas com o vento. Alem disso, outro plus que eu nao vi na estupa de Varanasi foram as rodas de oracao que percorriam toda a volta. Cada giro que a gente da em uma roda equivale a 10.000 oracoes. Admito que achei ate pratico, rodei todas as rodas (redundancia!) nas minhas tres voltas e assim ja devo ter uma reza por dia apra os proximos 10 anos ou mais. Brincadeiras a parte, este local tambem e alvo de peregrinacoes de muitos monges e, mais uma vez, que paz que a estupa me deu! Fui na hora do rush das oracoes, entao o local estava bem tumultuado, por outro lado, muito mais legal ver fieis por la do que um montao de turistas! Alias: pessoal, estou no Nepal!!!!!! (Essa falta de computador deixou os posts tao atrasados que alguns provavalmente nao sabiam que mudei de pais…)


Estupa Boudhanath
Oracoes que voam com os ventos!

2 comentários:

  1. Man, essas orações, quem coloca??? Tipo, dá pra chegar lá e colocar as "bandeirinhas"??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive essa mesma duvida. Quem coloca sao pessoas que trabalham na Estupa!

      Excluir