Place des Vosges

Place des Vosges

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Monumento ao amor


"Foi a mais linda história de amor, que me contaram e agora eu vou contar, do amor do príncipe Shah Jahan pela princesa Mumtaz Mahal" (Jorge Ben)

Quando fiz meu mochilão pela Europa eu dizia que o ápice da viagem seria em Paris, nunca me esquecerei da emoção que foi para mim visitar aquela cidade. Na Índia esse mesmo momento eu sempre falei que se daria em Agra, naturalmente. O grande momento chegou!
Quem nunca ouviu falar do Taj Mahal? Mesmo que seja apenas na musica do Jorge Ben, todo mundo algum dia na vida ouviu falar desse lugar. O monumento ao amor, obra de Shah Jahan em homenagem a sua amada princesa Mumtaz Mahal. Uma das sete maravilhas do mundo e um dos lugares mais belos e impressionantes que já tive a honra de visitar.
É uma obra gigantesca, de mármore branquíssimo, encravada na cidade. Nas paredes e na parte interna há flores desenhadas, todas feitas de pedras preciosas e semi-preciosas. No centro descansa a princesa e ao seu lado o eterno e apaixonado Shah Jahan. Vale lembrar, para os desavisados, que o local foi feito para deixar os restos mortais da princesa, ou seja, é uma tumba e não um palácio bonitinho feito para ela! Como se não fosse tudo, ainda no complexo há duas outras obras bem imponentes, mas que com certeza não vão chamar muita atenção, pois lá dentro é difícil ter olhos para outra coisa a não ser o Taj Mahal!
Não há muito como descrever, só visitando o local para perceber a imponência do Taj. Viva o amor!

Taj Mahal

Um comentário: