Place des Vosges

Place des Vosges

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Varanasi

Nota: como voces sabem o meu computador morreu em Varanasi - acho que o clima espiritual da cidade afetou o aparelho... rs. Enfim, bola pra frente, mas a partir de entao os textos ficarao sem acentuacao nesse teclado, pelo menos enquanto o Business Center do hotel for o meu unico meio de atualizar o blog!
Varanasi, a cidade sagrada dos Hindus, meu ultimo destino na India e com certeza um dos que mais me tocou. A cidade e importante, pois por ela passa o famoso rio Ganges, rio tambem sagrado na religiao, manifestacao da Deusa Ganga, se e que lembro direito da explicacao (algum Hindu que estiver por aqui e quiser corrigir, fique a vontade). Com isso, a agua do rio serve para purificar a alma, digamos assim, e tambem por ser sagrada muitas familias vao ate la para cremar e jogar as cinzas dos parentes. Para chegar no rio, alem de um caminho super apertado e concorrido em ruas tumultuadas, descemos escadarias, ou os Ghats, e assim temos acesso a agua!
Aproveitando, a fama do Ganges para nos brasileiros e a de que podemos encontrar corpos boiando no rio. Vamos explicar. Criancas e sacerdotes, por terem a alma pura, nao precisam ser queimados, portanto o corpo e jogado inteiro. Uma familia mais pobre, que nao tenha dinheiro para comprar bastante ou sequer alguma lenha, acaba por jogar no rio o corpo parcialmente queimado, ou as vezes ate sem cremacao alguma. Por isso a ma fama destas aguas em Terras Brasilis. Por outro lado, nao vi nenhum corpinho boiando, entao muito tambem vai do exagero das pessoas e do mito que foi criado com isso.
Logo pela manha, muitos turistas fazem um passeio que foi o que eu fiz: entra em um barco, antes do sol nascer, e pelas aguas vai acompanhando os fieis fazendo ritos, banhando-se e purificando-se nas aguas do Ganges. Passei tambem pelo Gath onde os corpos sao cremados, mas nao podemos descer la, ou pelo menos nao quisemos.
Sinceramente, eu vi tanta demonstracao de fe que foi de arrepiar a alma. Para falar a verdade nem no Vaticano eu vi tanta gente emocionada como eu vi por la. Foi fantastico!!!
Alem disso, no meio do passeio, meu barquinho teve a honra de receber um sacerdote Hindu, que fez oracoes e nos deixou ornados de colares, pulseiras e preces, mas isso, meus queridos, fica para um proximo post!


Entrando no barco antes do sol nascer

Antes das 6 da manha e as primeiras manifestacoes

Eu tambem me manifestei com flores e vela!

O sol nasceu no Ganges

Gath das cremacoes

O Gath mais cheio

Nenhum comentário:

Postar um comentário