Place des Vosges

Place des Vosges

sábado, 17 de março de 2012

Cadê os árabes?

Ao perceberem que um dia o petróleo acabaria e, com ele, a maior fonte de riqueza, os sheiks dos Emirados Árabes decidiram que era momento de buscar uma nova fonte de renda. Com isso, no mar de areia do emirado de Dubai começaram as construções de hotéis dos sonhos, prédios de arquitetura desafiadora, criação de uma cia. aérea de padrão jamais visto antes e importação de lojas ocidentais de luxo. O emirado vizinho, Abu Dhabi, optou por abrigar tudo o que culturalmente poderia haver de melhor no mundo: campi de universidades prestigiadas (Sorbonne e NYU), alguns dos museus mais famosos internacionais (Guggenhein, Louvre), entrou para o circuito mundial de F1 com uma pista fora de série, entre outros. Assim, resumidamente, surgiu no Oriente Médio um novo destino turístico: a Disney World!!!!!! Digo, os Emirados Árabes.
Fui para Dubai porque era lá a minha conexão para a Índia. Para quem não sabe, de São Paulo para Nova Delhi são aproximadamente 16 horas de voo na ida e 20 na volta. Sendo assim, em um trecho, durante a conexão, dormi no  hotel do aeroporto (já escrevi sobre isso!) e na volta, bem... já que estava por lá, fiz uma paradinha de 1 dia e meio em Dubai.
Nas minhas primeiras horas conheci dezenas de indianos: no taxi, no hotel, no aeroporto... tínhamos assunto para mais de horas: eu, porque voltava da terra deles, e eles, porque não voltavam para casa havia anos. Bem, meus próximos contatos foram com mais dezenas de americanos que trabalhavam no hotel: eu, porque morei nos EUA, eles, porque também não voltavam para casa também havia tempos. Bacana, internacional, cultural, ok, ok, etc, etc. Muitas horas depois eu já havia conversado com gente de tudo quanto é lugar do mundo e nesse momento já me perguntava: cadê os árabes?
Eu tinha menos de dois dias na cidade, o relógio corria e não me permitia ficar sentada refletindo sobre como fazer contato com o pessoal local. Fiz os passeios de praxe: subi no Burj Khalifa (o prédio mais alto do mundo), souk de ouro, souk de especiarias, andei de metrô (porque ainda que a gente gaste fortunas em viagem internacional, a gente sempre se acha mais descolado e econômico andando no metrô alhei. Rá ), Mall of the Emirates, outro shopping, mais um shopping e show de fogos a noite. Ainda assim eu me perguntava: cadê os árabes minha gente????
Meu contato com eles se resumiu a ver fotos dos sheiks em cartazes pela cidade e, ok, nas atrações turísticas cheguei a ver mulheres de burca e homens de túnica branca, mas sinceramente... pareciam mais funcionários vestidos a caráter para responder a pergunta que eu me fazia (cadê os árabes??), do que pessoas locais. Como em um grande teatro a céu aberto. Concordo que havia alguns com os mesmos trajes andando no metrô e nos shoppings... poucos, mas ok, ok... vi alguns.
Vamos deixar claro que quando eu falo isso não é que eu esperava tomar um café com uma família local, esperar a mulher ler a borra do café e eles me falarem que o nosso futebol é fantástico, que conhecem o Lula, etc, etc. O que eu esperava era ver pelo menos alguém de lá... fazendo o que eles fazem! (Sabe se lá o que eles fazem, talvez eu saberia se eu tivesse visto algum!)
Para mim o esperanto está para a linguagem assim como Dubai está para as arabias: utopia. Talvez seja por isso que nenhum dos dois teve tanto sucesso quanto era aguardado. A cidade é uma junção de várias coisas do mundo, resultando em um local sem passado, presente ou futuro. Uma destino feito de turistas para turistas: um lugar sem cultura.
Ok, ok... vocês não querem ver cultura, tanto faz onde os árabes estão, vocês querem ouro (Inshalah)!!!! Certos vocês, nada de angústia, aproveitem os passeios pelo deserto, as compras (só cuidado porque não é nada de preço baciada-Miami) e aproveitem bastante todas as maravilhas do mundo de consumo que vocês poderão encontrar, ou adquirir, por lá. Se a sua intenção não for essa, a minha dica é: o hotel do aeroporto é maravilhoso, preço justo e cumpre sua missão, de fazê-los descansar antes do próximo voo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário