Place des Vosges

Place des Vosges

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Bali - Curiosidades

Foram tantas coisas diferentes que vimos em Bali que achei que valia um post a parte. Não sei até que ponto elas são úteis, mas no mínimo inusitadas elas são. Oh yeah!

Taxi? Taxi? Oh my!
Nossa primeira parada na ilha foi em Ubud. Notamos que cada vez que andávamos a pé éramos abordados com dois bordões, a todo momento, a cada segundo.
- Taxi?
- Massage?
A cada dois passos escutávamos um "Taxi? Taxi sir?", mais dois passos e "Massage? Massage?" e frequentemente também éramos recepcionados com o combo "Taxi? Massage?". Conforme caminhávamos, eu olhava para alguém na rua, que me retornava o olhar e, sabe aquela situação que você está prestes a soltar um "Bom dia!"? Pois é, antes disso ouvíamos um "Taxi". Sério! Eu acho que nunca ouvi tanto essas palavras em uma fração de minutos. Meu Deus! Brinquei que a próxima vez que eu for para Ubud vou fazer uma camiseta "No taxi. No massage" e na frente "Thanks" - se bem que uma massaginha eu aceito fácil... rs
Em uma das noites da nossa estadia, fomos a um bar (novidade..). O bar era bem bacana, ficamos um tempão lá e saímos já no início da madrugada. Ruas desertas, tudo meio escuro, silencioso e passado 01 minuto sorrimos um para o outro e falamos "Milagre, não tem taxi". Dali a pouco, como se saísse da terra, brotasse das árvores, ouvimos um "Taxi, sir, taxiii", e ele vinha correndo, e gritando taxi para todos os lados.
Teve também a tarde em que passeávamos e no meio das milhares de ofertas de taxi, um balinês vira pro Alê e diz "Ok, no taxi, but free hugs!" e abraçou o Alê. Eita povo doido!!
O mais engraçado é que essa oferta de transporte era super frequente em todos os lugares que visitamos, só muda a palavra. Em Gili Trawagan troca-se o "Taxi? Taxi?" por "Transport? Transport sir", já em Seminyak eles não falam nada, só saem buzinando cada vez que você passa.

Transporte público
Eu sei que também já falei sobre os meios de transporte em Bali e tudo mais, agora o que esqueci de falar é que não conte com transporte público. Pra falar a verdade acho que nem tem. Mentira, sem exageros, provavelmente eles devem ter alguma forma de se locomover pra lá e pra cá, mas sinceramente, dica de amiga, não conte com isso. De verdade!

Massage? Massage?
Vá, faça todas, seja muito feliz, vá a falência em massagens, se joga!!É incrível, é o lugar das massagens, eu disse O LUGAR das massagens.
O mais tradicional deles é um body scrub, tipo uma esfoliação (disse tipo, porque é bem diferente do que temos como esfoliacão nas bandas de cá). Cada uma tem um objetivo, um tratamento, um porquê de existir. Epa beleza! Pode até ser balela e não funcionar p*** nenhuma, mas faz um bem pra cabeça que vou te falar....rs
Além desses scrubs tem bastante da ayurvedica, fora outros tratamentos para acalmar, para animar, para tirar a gastrite (juro! eu vi!), enfim, uma mais diferente que a outra.
Isso sem falar nos ofurôs, nas pedras quentes, com vela, com vinho, aaaaaahhhh. Quero voltar, posso?
A mais inusitada, na minha opinião, e também uma das mais tradicionais é uma em que eles te envolvem em folhas de bananeira e você fica lá enrolada embananando por uns 40 minutos.
Nos hotéis geralmente os spas oferecem uma boa variedade e você não precisa necessariamente estar hospedada no hotel para usufruir do spa. As casas de massagem (massage? massage?) espalhadas pelas cidades também são bacanas, com opções mais limitadas, mas muito mais em conta (e com a opção de reflexologia ANIMAL). E é massagem mesmo hein pessoal, não vão pensar bobeira por aqui!

Barganha
Barganhar é muito comum em Bali, diria que até na Ásia inteira. Quer dizer, pelos poucos países asiáticos que visitei, essa era uma prática em todos, exceto o Japão. Como já disse outras vezes, eu ODEIO barganhar. Detesto mesmo, acho um saco. Para minha infelicidade, a barganha é uma parte do processo de compra, ela não pode ser descartada. No. Sorry. No way! Como eu detesto esse negócio de pechinchar, já começo a brincadeira na apelação, jogo o preço lá embaixo, pra apavorar o vendedor mesmo. Isso dá mais e mais confusão, porque aí ele vai no turbo na parte de negociar. Mão de vaca que sou, não compro quase nada em viagens, o que também dá mais e mais poder de explicação para o dono da lojeeenha vir atrás de mim quarteirões a fora me convencendo a comprar seja lá o que for.
Sim, eu acho muito chato tudo isso e é uma das pouquíssimas coisas que eu não gosto na Ásia.
Se você gosta disso aproveite, é a sua oportunidade de por a lábia em prática e economizar, em muitas vezes até metade do preço! Meu irmão, por exemplo, iría a loucura em um local assim, acredito que ele até acharia isso um dos auges da viagem.

Arrroooozzz
Como já falado por aqui também, o arroz é a base da culinária da Indonésia. Tem de todas as cores, formatos e modos de servir. Por mais que você não seja um super fã de arroz, vai por mim, experimente! Até no café da manhã tem uns pratos muito doidos de arroz que, para ser sincera, não sei o nome, mas era bem gostoso!
Aliás, se o seu hotel tiver também a opção de café da manhã local, experimente. Uns macarrões diferentes, uns caldos, sopas... bem legal!

Sultains of Swing
É a música que provavelmente mais ouvi nos bares de Bali. Aliás, a maioria dos bares oferecem música ao vivo e músicas bem legais - e provavelmente pelo menos uma rodada de Sultains of Swing. Até Hanson eu ouvi ao vivo e eu era bem fã dos caras na minha tenra adolescência.

Visto e taxa de saída
Para nós brasileiros, o visto é dado logo na entrada. Você paga lá mesmo, na hora da imigração e simbora. Um detalhe importante é lembrar de levar dinheiro para a taxa de saída. Sim, na imigração de saída você tem que pagar um valor em dólares - espécie ou cartão (a do cartão era um pouquinho mais cara). Eu tinha lido sobre essa taxa antes de embarcar, mas fiquei meio em dúvida se ela existia. Existe sim e pega todo mundo de surpresa. Be prepared, consulte antes de partir o valor da taxa e pague preferencialmente em espécie para economizar.

No mais, é só diverão. Ai que vontade de voltaaaaaaaaarrrrrr.
Beijos e até a próxima! Taxi? Taxi?



Nenhum comentário:

Postar um comentário