Place des Vosges

Place des Vosges

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Tantra, Kama Sutra y otras cositas mas...

UEPA!!! Enquanto eu estava aqui editando uma seleção de vídeos de uma cerimônia em Varanasi, resolvi fazer um tour pelo meu blog e percebi que faltou falar de Khajuraho! Bem... escrever eu até escrevi, mas foi apenas o relato do meu contato com uma família tipicamente indiana, fora isso faltou dizer o que raios eu fui fazer por lá!
Pois bem, só descobri quando cheguei, mas Khajuraho é a cidade do Kama Sutra!!! E foi com esse animo que o guia nos recebeu, para o meu espanto, já que estava tudo muito filosófico e místico até esse momento da viagem. Aliás, esse foi outro guia indiano sensacional, a única coisa que me atrapalhava com ele é que ele chamava Sono e eu não conseguia parar de rir, internamente é claro, pensando que Sono não combinava com Kama Sutra, mas vamos que vamos.
A cidade é até que pequena para os padrões indianos, o lado turístico conta com um conjunto de templos hindus medievais e foi lá que o passeio começou. Como já falei, a cidade é do Kama Sutra e os templos são todos decorados com as tais posições. Enquanto visitavamos os templos o guia nos explicava sobre as posições e o objetivo delas, o Tantra, ou seja, a busca pelo conhecimento e desenvolvimento mental e espiritual, etc. Para os meus olhos ocidentais... bem... aquilo era bastante cômico, parecia mesmo algo pornô, mas ele enfatizou tanto (tantra - tantra- TANTRA!) na tal busca do conhecimento, da perfeição e tudo mais, que mesmo sem entender eu aceitei a ideologia por tras de tudo aquilo. O melhor do passeio foram as explicações acerca de cada posição, já que elas estavam estampadas nos templos.... rolou até uma pausa para as risadas, pois não importa a nossa idade, nós ocidentais somos sempre mais adolescentes e conservadores quando o assunto é um homem e uma mulher pelados. Ou talvez os indianos sejam mais maduros para falar a respeito... sei lá... só sei que era engraçado!

Templos de Khajuraho

Decoração Kama Sutra

Eu avisei...

Eu avisei!!!
Dado o tour pelos templos fui para um outro canto da cidade conhecer um pouco do Jainismo! Fiz a visita pelos templos jainistas e aprendi um pouco sobre a base dessa filosofia/religião, que embora seja uma das mais antigas da Índia ela têm poucos adeptos na Índia... e também é pouquíssimo conhecida no Brasil. Ao invés de Shiva, Parvati, Krishna e todos os outros mais de 333 milhões de Deuses, a base da religião jainista se deu através de 24 fundadores/profetas. A grande descoberta para mim é que essa é a religião que conheci por lá que mais respeita a vida em todas as suas formas. Segundo explicações in loco, os jainistas mais dedicados chegam até a andar com uma vassourinha, para na hora de sentar varrer e não correr o risco de matar nem uma formiga e também com um lenço na boca, para na hora de falar não engolirem, talvez, um inseto ou qualquer coisa que possa entrar. Além disso, as restrições alimentares deles são inúmeras, pois além da carne, leite e ovo eles também não comem batata e, nos casos mais extremos, nem arrancam o fruto da árvore, comem apenas o que já caiu. Uma religião bem diferente, com princípios interessantíssimos, na minha opinião a mais zen de todas!! Dizem também por lá que os jainistas são os melhores comerciantes que você pode conhecer... acredito piamente, pois foi na loja de um deles que eu deixei cententas de dólares... rs... mas convenhamos, a loja era fantástica!
Até a próxima!!!

Templos Jainístas


Nenhum comentário:

Postar um comentário