Place des Vosges

Place des Vosges

sábado, 22 de janeiro de 2011

Redescobertas

Imaginem o seguinte lugar: ruas onde carros não podem transitar, alguns prédios e igrejas com características coloniais, quiosques retrô com engraxates e dezenas de gringos passeando e tirando fotos. Que lugar é esse?
a) Centro do Rio de Janeiro
b) Alguma cidade histórica de Minas Gerais
c) Centro de São Paulo
Sim... CENTRO (velho) DE SÃO PAULO! Esse post vai em homenagem ao aniversário da cidade!
Há tempos eu não passava por lá. Na verdade, as últimas vezes que por lá estive foi para resolver burocracias em cartórios e renovar documentos no Poupa Tempo. Além disso, como boa paulistana que se preze, sempre fui com pressa, com uma missão e muito stress na cabeça, ou seja, praticamente sem tempo nem paciência para realmente olhar ao redor e perceber a beleza do lugar.
Bom, tudo aconteceu mais ou menos assim: o Alê (que aliás é um expert em centro de SP), está trabalhando perto do metrô São Bento. Eu, Carol, na semana entre o natal e ano novo, estava morrendo de tédio em casa. Eis que ele me convida para almoçar durante a semana. Sendo assim, já avisamos de antemão: foi um passeio rápido, de 1 hora, que ainda tivemos que dividir com o almoço, mas tempo o suficiente para me fazer querer voltar o mais breve possível.

Passeio de 1 hora for beginners
Começamos o passeio no metrô São Bento (na saída da Boa Vista). De lá, caminhamos em direção à praça Antônio Prado (é só atravessar a rua e caminhar). Nesse pequeno trajeto você já pode ver a BM&F e o prédio do Banespa, que aliás, tem a fila maior do que o Empire State pra subir. Sem exageros. Chegando nessa praça, eis os "quiosques" dos engraxates, estilo retrô, muito legal. Logo em frente, também tem a Choperia São Jorge, ótimo lugar para almoçar ou um happy hour. Inclusive encontramos nosso prefeito Kassab por lá. Bem, continuando o rolê, vire a direita e logo encontrará a rua São Bento (se quiser, vire a direita nela e vá ao mosteiro, a visita é totalmente válida). Viramos à esquerda (Há) e logo mais logo menos eis o Largo do Café.

Esquina da São Bento com Largo do Café

Almoçamos em um buffet bem bacana de comida oriental (Midori - esquina da São Bento com o Largo do Café, número 14), mas também tem vários outros restaurantes por lá. Continuamos o passeio pela São Bento, com direito a uma paradinha na rua da Quitanda para ver o viaduto do Chá, vale do Anhangabaú e à Praça do Patriarca, que aliás, é uma concentração de gringos tirando fotos que só vendo pra crer.

Kassab's house (prefeitura) Vale do Anhangabaú
Bem, voltamos à São Bento e no fim dela, eis a faculdade de direito São Francisco.

Faculdade de direito da USP


A dica então é, depois de chegar na faculdade, vire a esquerda e siga em frente. Não fizemos isso, time is money e o almoço do Alê já estava meio que na reta final, mas faça, você sairá na Sé! Bom, chegando lá, visite a catedral (etc, etc), mas continue o seu passeio em direção à rua Boa Vista. Se você se perder, vire de costas para a Sé e ande em frente, você chegará. Logo mais, logo menos, nessa mesma rua, eis o Pátio do Colégio.

Pateo do Colégio
No nosso atalho, encontramos essa barbearia
Impostômetro

Visitas, fotos, cafés, etc, etc, etc e continue no mesmo sentido da rua Boa Vista. Você passará pelo famoso Impostômetro (aliás, tome umas cachaças antes disso, ok?), e quando olhar ao seu lado e ver um prédio escrito Jockey Club perceba que estará de volta ao início do passeio. Se tiver com tempo, vire a direita, desça a Ladeira Porto Geral e compre bugigangas na 25 de março... haha.. se você gostar disso, né?Eis o nosso roteiro express para iniciantes. Pare em todos os lugares, tire milhares de fotos, divirta-se, pois realmente o centro está ficando muito bem cuidado. Claro, os cuidados básicos de sempre (deixe o brinco de ouro em casa, não pindure a máquina no pescoço, carteira no bolso da frente - homens - e toda a atenção é bem vinda), mas é um passeio e tanto. Para mim, foi algo como fazer turismo na minha própria cidade, coisa que, aliás, todos os paulistanos deveriam fazer de vez em quando.

2 comentários:

  1. Pois é K, tenho reservado pelo menos 2 ou 3 dias pra fazer esses passeios com o Lucas... até porque... a única vez que estive no centro de São Paulo (e acredite... sou paulista e morei mais de 19 anos lá) só fui pro centro naquela escursão que fizemos com a professora Mariana (que aliás, nem lembro pra que matéria era) e algumas outras vezes pra fazer alguma coisinha rápida também. Mas desta vez, serei mais uma turista em São Paulo, com maquina fotográfica e tudo!

    ResponderExcluir
  2. Oi K!! Tenho um novo blog!!
    Tomei a liberdade de adicionar um link ao seu blog. Espero que não se incomode.
    Qualquer coisa me avisa q eu tiro.

    O blog surgiu pra divulgar meus novos produtos de design (que são calendarios personalizados, convites, etc), e os novos produtos que vem por ai... que surgirão de materiais reciclados, mas ainda não estão terminados. Ve lá.

    Beijos!

    Ah, tá em espanhol. Hahaha...

    http://www.verdeyarte.blogspot.com/

    ResponderExcluir